HERESIAS - ESTUDANDO O TEMA

O POVO DE DEUS E AS HERESIAS



“E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós” – I Coríntios 11:19

Com base no texto acima e no seu conhecimento sobre a história do cristianismo podemos dizer que é possível encontrar a heresia em quais grupos religiosos?

A - Somente na Igreja Fiel
B - Somente na Igreja Infiel
C - Em ambas as igrejas (Fiel e Infiel) encontramos heresias.

Aponte a resposta correta e justifique-a com base em textos bíblicos!



AUXÍLIO PARA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO
Heresia► Este nome deriva-se de uma palavra grega (αρεσις ► hairesisque possui o sentido de escolha ou opção, de inclinação ou preferência - e a significação da própria coisa escolhida - e por fim veio a significar um princípio filosófico ou sistema, as pessoas que seguem esses princípios, e uma seita ou escola de pensamento. Nos Atos dos Apóstolos a palavra grega equivalente a heresia é traduzida por ‘seita’, com aplicação aos saduceus (At 5.17), aos fariseus (At 15.5 - 26.5), aos nazarenos (At 24.5), e aos cristãos (At 28.22). O seu uso, como aplicado à igreja cristã, vê-se também em At 24.14. Paulo e Pedro, escrevendo a respeito de heresias, qualificaram-nas de divisões, ou de doutrinas que dividem a igreja (1 Co 11.19 - Gl 5.20 - 2 Pe 2.1). Os escritores eclesiásticos empregam a palavra heresia para designar aquelas opiniões que se apartam da verdadeira fé.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (...)” - Romanos 1:16.