SOTERIOLOGIA - ATIVIDADE PROPOSTA Nº 2

TEMA: SOTERIOLOGIA



QUESTÃO PROPOSTA Nº 2

A FUNÇÃO DO VERDADEIRO CRISTÃO NESTES TEMPOS TRABALHOSOS

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” - 1 Timóteo 4:16

Era necessário perseverar na doutrina e nunca (jamais) alterá-la. A permanência na doutrina original iria resultar na salvação dos outros e não na diminuição da igreja.

“Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério” – 2 Timóteo 4:1-5

QUESTÃO PROPOSTA

PARTE A - Analisando os textos bíblicos acima, aponte os cuidados e as medidas que precisamos tomar em nossa vida cristã para estarmos em acordo com a palavra de Deus e sermos parte da sua igreja fiel* que estará com Cristo eternamente. 
PARTE B - Pesquise no dicionário da língua portuguesa significado dos termos monergismo e sinergismo. Utilize o dicionário online Priberam (Clicar aqui).
PARTE C - Com base nos textos bíblicos acima propostos e na pesquisa efetuada na parte B deste exercício, responda: O processo da salvação se dá por meio do sinergismo ou do monergismo? Justifique com textos bíblicos.

*Observação: O termo igreja fiel aqui mencionado não faz referencia à placas denominacionais, mas refere-se ao povo lavado e remido no sangue de Jesus, o qual pertence a Deus. Isto não depende de rótulos teológicos ou de placas denominacionais.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (...)” - Romanos 1:16.